quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dia 05 - O não-texto.


Quando estudava na Belas Artes, eu tive uma disciplina que consistia em desenhar, mas numa desconstrução do desenho, partindo até para a abstração. Eu trabalha em uma gráfica e e a minha jornada era das 16 as 23 horas. E as vezes eu praticamente ia virada pra faculdade. E semana anterior ao trabalho final de avaliação do semestre, eu praticamente fiquei todos os dias até mais tarde e tive que virar alguma por conta do fechamento de uma revista quinzenal. Com isso, meu trabalho final ficou prejudicado, não porque eu não sabia o que fazer, mas porque eu não tive forças para executá-lo. Mas eu precisava apresentar alguma coisa, era final do semestre e eu não podia de forma alguma reprovar naquela matéria. Eu tinha um compromisso com o professor. E mais ainda um compromisso comigo mesma. Aí pensei: o que fazer? Eu travei as quatro rodas, eu não conseguia desenhar e aí tive a brilhante ideia para o trabalho final: apresentei um "não-trabalho" ou “o não desenho”.

Vejamos, a matéria era desenho experimental, correto? Ia para o limiar da abstração e da mediocridade, a ponto do professor pedir para gente: “hoje eu quero que vocês desenhem como se fossem idiotas”, e se era para explorar o desenho nos limites da nonsense, nada mais apropriado e pertinente que apresentar um trabalho sem desenho algum...e foi assim que eu fiz. Comecei a apresentação falando e olhando diretamente para o professor: 

“hoje eu irei apresentar o não-desenho”, isso não quer dizer que ele não esteja aqui, isto dependerá da capacidade de abstração de cada um de vocês, eu o vejo, eu o sinto, e você o verá da forma que quiser, pois ele está aqui, não concretamente, mas subjetivamente. O traços estão aqui, mas diluídos entre a atmosfera, os volumes estão aqui, mas numa densidade tão etérea que entram por nosso poros, e o importante mesmo é a sensação de estar vendo um desenho que só existirá na sua mente, com a sua visão e assim o tornará único e completamente autoral..."

O professor arregalou o olhos azuis, fez mais cara de louco ainda, e olhou pra mim, eu já esperando um zero redondo: “brilhante”! você entendeu o conceito da disciplina! E me deu 100. Ok, vocês podem pensar que fui picareta, mas na verdade, eu posso afirmar que tive mais professores picaretas na academia que os meus trabalhos. É certo que o ganhei na argumentação e no conceito (de novo ele!) e mais, eu não deixei de apresentar o trabalho e não dei nenhuma desculpa esfarrapada. Meus colegas de sala ficaram divididos, metade me odiou pra sempre, rs e a outra me deu os parabéns e até se perguntaram porque não tiveram aquela ideia antes.

Portanto...considerem este post de hoje um não-texto, um não-post. E, o interpretem da melhor forma possível, pois eu sabia que isso algum dia iria acontecer, e que eu não saberia o que escrever no blog, e que eu travaria. Mas, eu também tenho um compromisso com vocês que lêem. Me perdoem, a intenção era escrever algo bacana e inspirador...mas já sabem, tenho alma de artista, não sou mulher-maravilha, estou em todas as "TP"s que se possa imaginar, TPM, TPA (Tensão Pré Aniversário), TPT (Tensão Pré-Trabalho) e por fim, tensão e ansiedade na espera de uma resposta que só sairá amanhã.

E quando estou assim, não sai desenho, não sai linha, não sai conversa, não sai nada, e até segunda ordem, minha amiga insônia vai me acompanhar e aí terei que escrever sobre uma alegria ou mais uma frustração...

É...crescer não é fácil, escrever não é fácil, viver não é fácil, mas sobretudo saber lidar com a ansiedade ainda continua sendo um dos desafios mais difícies pra mim...


LOOK 05 - look com pegada no militarismo pra trabalhar. Hoje nem as fotos conseguiram sair boas, granulou, enfim, faz parte. 

3 comentários:

Diego disse...

Look muito perfeito! E gostei da ideia to não-texto, rsrs. Interpretarei.

Nívea Braga disse...

Adorei o look! Muito lindo mesmo, assim como os outros. Você entende muito de moda, amiga.

na ponta da espada disse...

ô amiga, estou em débito com você...eu sei, mas obrigada pelos elogios! estou a disposição para assessoria on-line. bjs